quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Como conquistar o seu cliente nas redes sociais

Summer business party invitation illustration, Ajda Gregorčič, CC
Ilustração: Ajda Gregorčič, CC
Quando a gente fala de mídia social para negócios – ou o tal do s-commerce, do qual tanto temos falado aqui no blog, não há receita pronta. Já se sabe, entretanto, que para ter resultados é fundamental que suas ações estejam alinhadas com suas metas gerais de negócio e evitar as novidades só porque são o assunto do momento. Não importa qual seja o seu caso, o importante é criar sua presença de uma forma que ajude o seu cliente, hoje e sempre, a descobrir que seu produto existe.
Veja como é possível associar os canais de mídia para conquistar metas e ajudar a criar uma boa experiência para o seu cliente.
Marketing e branding já não são mais comprar mídia. De fato, hoje a sua marca não é mais o que você diz que ela é, mas a mistura disso com o que os clientes e funcionários dizem. Mesmo assim, é possível tomar algumas atitudes para garantir uma conversa aberta e honesta para que todo mundo fale dela sempre que desejar. Lembre-se: é importante manter o máximo de contato com os clientes – e a mídia social é apenas um deles.
  • Um site bem feito que deixa claros seus valores e ajuda seus usuários a descobrir a história da marca.
  • Liderança e criação de conteúdo: seja através de blogs, seminários online, estudos, e-books, apresentações ou vídeos. Use os canais para criar e compartilhar conteúdo – e incentivar discussões sobre o tema.
  • Criar relações: o resultado de ouvir, descobrir e engajar usuários é criar relações com outras lideranças, com quem você pode colaborar em conteúdo, criar podcasts, convidar para escrever em seu blog.
  • Eventos: produza, participe, palestre, esteja presente. A mídia social serve, neste caso, para alertar, produzir conteúdo e criar uma rede de pessoas que se conhecem pessoalmente. Invista seu tempo para produzir conteúdo sobre o evento. Entreviste pessoas que você reconhece e com quem tem relações online e offline – e compartilhe tudo através da mídia social.
  • Claro que você deve estar nas mídias sociais para construir este esforço de branding. Lembre que isso inclui monitoramento ativo do Twitter, Facebook, blogs, fóruns e outras comunidades, sempre para aprender, engajar e formar relações.
  • Você também deve usar este monitoramento para entender o que seus clientes ou futuros parceiros de negócios desejam e melhorar sua relação com eles. É possível descobrir intenções de compra e suas pistas quando as pessoas procuram por algo que você tem.
  • Integre todas as plataformas de atendimento ao cliente. Digamos que um cliente está com um problema de reserva. Se a sua empresa ouvir e já conseguir resolver através da central de atendimento – via call center ou e-mail, tanto faz – você marca um belo ponto.
O melhor das mídias sociais – e o mais difícil – é descobrir qual o produto mais importante para seus clientes. Para criar esta inteligência é preciso misturar todas as formas de pesquisa (quantitativa, qualitativa, grupos) com as descobertas que você faz online. Outro jeito é escolher alguns usuários mais próximos e dar-lhes uma prévia do que você está para lançar. Com a ajuda dos clientes, você reduz custos e atendimento depois do lançamento.
Inspirado em post do Mashable.